quarta-feira, 5 de maio de 2010

Senescência


"The knowledge that every ambition is doomed to frustration at the hands of a skeleton have never prevented the majority of human beings from behaving as though death were no more than an unfounded rumor."

"Saber que toda ambição está fadada à frustração nas mãos de um esqueleto nunca evitou que a maioria dos seres humanos se comporta-se como se a morte não fosse mais do que um rumor sem fundamentos."

Aldous Huxley

4 comentários:

  1. "A morte parece tanto mais absurda quanto mais absurda for a vida."
    Sartre.

    Será?

    ResponderExcluir
  2. É um jogo de tênis, e Sartre acaba de devolver o boleio com graça.
    Sempre me chamou a atenção as pessoas não notarem que TUDO tem idas-e-vindas.
    Senão vejamos este trecho do Gil:
    "Quando Bob Dylan se tornou cristão
    Fez um disco de reggae por compensação
    Abandonava o povo de Israel
    E a ele retornava pela contramão."
    que, pessoalmente, além de grudento acho demais!
    E, é um exemplo gráfico do discurso inicial.
    É bom saber que andas prestando atenção.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, maestro, com as “idas-e-vindas” da vida, só não atribuo um caráter metafísico à elas, embora você também não tenha dito isso. O problema é que muitas vezes as “vindas” demoram um pouco, e, muitas vezes, nós não as percebemos, né? Explico o que quero dizer quando nego o caráter metafísico do “toma-lá-dá-cá”, penso na relação entre liberdade e responsabilidade, ou seja, quando escolhemos algo, de algum modo esse “algo” implica em respondermos por ele, desse modo, para cada escolha que fazemos recebemos em troca alguma resposta. O que acha?

    (Ah, o Gil é quase sempre divino maravilhoso, né?)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Here's a winner!!! Get a cigar!
    Na mosca, Thiago!
    Escolha além de opção implica responsabilidade. Você escolhe ninguem obriga a isso. Mas, as opções significam abrir mão de alternativas. E a escolha trai conseqüencias com ela. Essas conseqüências agir-ão como ondas que irão modular futuras escolhas. Acho que antes tinha falado sobre o efeito de jogar pedras na água, né?
    Esse efeito seria a representação gráfica de opções. Esse toma-lá-dá-cá não tem regras de proporção. Ou então, não as que esperamos. Não necessáriamente acontece: (Você empurra a base do Pão de Açucar com uma força de 5kgf e ele empurra de volta com 5kgf) por exemplo.
    Mas, muito bem Thiago.

    ResponderExcluir